Equipa
roma

A nossa equipa √© constitu√≠da por profissionais muito experientes, altamente qualificados que complementam a sua forma√ß√£o e conhecimento com m√ļltiplas experi√™ncias e contactos no mundo da Gest√£o de Projectos.‚Äč

Miguel Carvalho e Melo

Criou duas software-houses e foi partner da Bright Partners, empresa de consultoria especializada em PPM (Project and Portfolio Management) e Director-Geral da Bright Academy, empresa de formação da Bright Partners.  

Foi docente durante 10 anos na Universidade Lus√≠ada em Investiga√ß√£o Operacional e Gest√£o de Projectos no curso de Matem√°ticas Aplicadas. Criou e coordena o MBA Executivo em Gest√£o de Projectos Sustent√°veis na Aut√≥noma Academy e √© respons√°vel por m√≥dulos de Gest√£o de Projectos em diversos¬†MBAs, P√≥s-Gradua√ß√Ķes e Mestrados. Tem mais de 25 anos de experi√™ncia de forma√ß√£o profissional em Gest√£o de Projectos em Portugal, B√©lgica, Fran√ßa, Reino Unido, Su√≠√ßa, Angola e Brasil, em portugu√™s, franc√™s e ingl√™s e √© certificado¬†pela¬†IPMA-APOGEP,¬†pela¬†GPM e¬†pelo¬†PMI.¬†

Foi Presidente, Vice-presidente e Secret√°rio-geral da Direc√ß√£o da APOGEP ‚Äď Associa√ß√£o Portuguesa de Gest√£o de Projectos, sendo actualmente Director de Rela√ß√Ķes Internacionais. √Č Director Executivo para a regi√£o EMEA da GPM ‚Äď Green Project Management e¬†IPMA Global Project¬†Excellence¬†Award¬†Assessor.¬†

António Andrade Dias

Licenciado em Gest√£o,
Pós-Graduado em Gestão de Projetos 
pela Universidade de Bremen, MBA pela¬†Florida¬†University, foi respons√°vel desde 1988 pela¬†implementa√ß√£o em Portugal de projectos no √Ęmbito¬†do quadro comunit√°rio de apoio.¬†

 

Vice-Presidente na International Project Management Association tem ainda desenvolvido a sua actividade como docente em Universidades Portuguesas, Espanholas e Brasileiras, nomeadamente PBS, UM, UAL, UPV-Univesitat 
Polit√®cnica¬†de¬†Val√®ncia, USP, FUNDACE e UFRJ. Palestrante e Conferencista em escolas de gest√£o e eventos da IPMA e PMI. Tem actuado como consultor e/ou gestor de projectos-programas, em entidades p√ļblicas e privadas¬†a¬†n√≠vel¬†nacional e internacional.¬†

Graça Parreira

em v√°rios sectores de actividade, nomeadamente, retalho, banca, seguros, ind√ļstria, sa√ļde e outros servi√ßos, presencialmente e em sistema de elearning.¬†

 

√Ȭ†respons√°vel¬†pelo¬†desenvolvimento de conte√ļdos pedag√≥gicos em diversas √°reas, formadora e consultora da ANF¬†(¬†Ass.¬†Nac. de Farm√°cias) h√° mais de 20 anos e professora convidada para as tem√°ticas supracitadas no √Ęmbito de cursos de MBA e P√≥s-gradua√ß√Ķes de Gest√£o de¬†Projectos, em Universidades e Institutos Polit√©cnicos.¬†

 

Foi s√≥cia gerente da empresa¬†Special¬†Consultores, com a introdu√ß√£o de t√©cnicas inovadoras de cliente mist√©rio integradas no processo de forma√ß√£o e consultoria, aplicadas ao com√©rcio, servi√ßos e institui√ß√Ķes p√ļblicas.¬†

 

Exerceu¬†as fun√ß√Ķes de assessora do Director do¬†Cenjor¬†‚ÄďCentro de Forma√ß√£o para Jornalistas aquando da sua cria√ß√£o, como respons√°vel pela¬†cria√ß√£o e implementa√ß√£o de projectos de forma√ß√£o e consultoria no sector da comunica√ß√£o (imprensa, r√°dio e televis√£o).¬†

Hélio Costa

Programas e Portfólios. Professor, escritor, consultor e palestrante, é Doutor em Engenharia de Sistemas da Computação. Concluiu o seu pós-doutoramento na Universidade de Québec em Montreal com uma investigação relacionada com a Gestão de Riscos Corporativos.

√Č especialista em Gest√£o de Projectos, Programas e Portf√≥lios pela Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas, An√°lise de Sistemas pelo Instituto Tecnol√≥gico de Aeron√°utica e Gest√£o de Processos pela Universidade Federal Fluminense. Ministra cursos em diversas escolas de neg√≥cios desde 2006. Possui aproximadamente 15.000 profissionais treinados e uma vasta experi√™ncia em consultoria em diversos ramos da ind√ļstria.

A sua Tese de Doutoramento em Gestão de Riscos de Portfólio foi escolhida como o melhor Projecto académico do Brasil no ano de 2011, em concurso realizado pela Revista Mundo PM, especializada em Gestão de Projectos.

Criador do modelo FLEKS, j√° desenvolveu diversos modelos, t√©cnicas e ferramentas de gest√£o. Possui certifica√ß√Ķes IPMA-A e PMP.

Miguel Syder

Psic√≥logo especialista em Psicologia Social e das Organiza√ß√Ķes com diversificada experi√™ncia no dom√≠nio de interven√ß√Ķes de consultoria e forma√ß√£o que potenciem as transforma√ß√Ķes desejadas.

 

Com experi√™ncia de mais de 20 anos no dom√≠nio da consultoria e forma√ß√£o para diversas institui√ß√Ķes de refer√™ncia a n√≠vel p√ļblico e privado, em sectores como Administra√ß√£o Central, Banca, Constru√ß√£o, Energia, Defesa, Moldes, TI, Telecomunica√ß√Ķes e Terceiro sector, entre outros.

 

Aprofundou competências na área do desenvolvimento pessoal e relacionamento interpessoal, potencial e criatividade com particular incidência no domínio da gestão de projetos.

 

Professor convidado em diversas p√≥s-gradua√ß√Ķes e MBA executivos de gest√£o de projetos, sendo respons√°vel por m√≥dulos no dom√≠nio do desenvolvimento das pessoas e gest√£o de equipas.

 

Licenciatura em Psicologia, Ramo de Psicologia Social e Pós-Graduação em Terapia Familiar Sistémica.

Paulo Monteiro

de experi√™ncia no desempenho do cargo de Director de Sistemas de Informa√ß√£o e mais de 30 em fun√ß√Ķes ligadas √†s tecnologias de informa√ß√£o e comunica√ß√£o, incluindo multinacionais de refer√™ncia no sector.


Certifica√ß√Ķes ITIL, ISO/IEC 27001, Agile Project Management e Agile Scrum.


Formador certificado com experiência em formação nas áreas da Tecnologia e da Organização e Processos.
Licenciado em Informática / Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense e com Pós-graduação em IT Management pela Porto Business School.

Wantuir Felippe da Silva Junior

Conhecimento e experi√™ncia pr√°tica dos conceitos e fundamentos PRINCE2, PMI, IPMA, M√©todos √Āgeis e Ciclo Deming.

 

Actualmente consultor, instrutor, mentor e responsável pela Organização & Métodos (PMO) em Gestão de Projectos (aplicação e orientação) no Desenvolvimento Integrado de Produto.

 

Coordenação e implantação da filosofia Lean, aplicada à gestão de projectos (provendo instrução às equipes, implementação de ferramentas, análise de valor agregado, identificação de oportunidades de melhoria, melhores práticas, eliminação de desperdícios etc.).

 

Criador de diversos métodos: Lean Scope Overview; Lean Risk Overview Matrix; Lean Project Direction - LPD; E2I2 - Extreme Experience In Innovation; Risk Strainer; WBS Hotline; Blended Modelo 7S & ToC; Spock Analysis e Market Desires Framework.

 

Publica√ß√Ķes: Diversos artigos relacionados a temas de Gest√£o de Projectos para a Revista Mundo PM (www.mundopm.com.br) e PM World Journal (pmworldjournal.net) dispon√≠veis para download em www.gpsimples.com.